
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica permite-nos aceder ao funcionamento psíquico da criança, adolescente, adulto ou idoso e identificar perturbações psíquicas específicas (emocionais, neurológicas, de desenvolvimento, etc.). Para esse fim, utilizam-se metodologias que, entre outras, englobam provas de desenvolvimento, provas de inteligência, escalas clínicas e testes projectivos.
A avaliação psicológica é realizada em 4/5 sessões, incluindo a elaboração de um relatório final.
Avaliação Psicológica Forense em Sede de Processo Cível
A avaliação psicológica forense em sede de processo cível tem como objectivo aceder ao funcionamento psíquico da criança ou adolescente, no que diz respeito à sua personalidade, sintomatologia e dimensões emocional e cognitiva, concretamente em situação de regulação de responsabilidade parental, nível de desenvolvimento da criança, regime da residência, maus tratos, negligência, violência e abuso sexual.
A avaliação psicológica é realizada em 5 sessões, podendo incluir a elaboração de um parecer e/ou relatório pericial forense.
Em detalhe efectuamos:
-
Avaliação pericial em psicologia forense em sede de processo cível;
-
Avaliação cognitiva, de sintomatologia e de personalidade;
-
Avaliação e sinalização de maus tratos, negligência, violência e abuso sexual;
-
Exercício da responsabilidade parental;
-
Parecer sobre nível de desenvolvimento das crianças e diferentes regimes da residência;
-
Elaboração de relatórios períciais forenses.
Avaliação Psicológica Forense em Sede de Processo Penal
A avaliação psicológica forense em sede de processo penal tem como objectivo avaliar psicologicamente crianças, adolescentes e adultos em diversos contextos, nomeadamente, enquanto testemunhas e agentes de fatos qualificados como crime.
A avaliação psicológica é realizada em 5 sessões, podendo incluir a elaboração de um parecer e/ou relatório pericial forense.
Em detalhe, efectuamos avaliação pericial em psicologia forense em sede de processo penal e relatórios períciais forenses nos seguintes contextos:
-
Violência conjugal e em relações de afecto, maus tratos, negligência e abusos físico e sexual;
-
Situações de simulação e perturbações factícias, psicopatia e serial killers, e stalking;
-
Delinquência, pré-delinquência e criminalidade juvenil;
-
Violência física, sexual, financeira e negligência com idosos, nomeadamente em situação demencial e pré-demencial.
Orientação Vocacional
A avaliação psicológica na orientação vocacional de jovens e jovens adultos pretende promover a consciência sobre si próprio ao nível da motivação, interesses profissionais, aptidões, valores e auto-conceito. A utilização de técnicas e instrumentos de avaliação específicos permite ajudar os jovens e as suas famílias, no processo de tomada de decisão quanto ao futuro profissional.
A intervenção é realizada em 3/4 sessões e inclui a elaboração de um relatório de orientação vocacional.