Sentimento de Vazio

February 10, 2017

O sentimento de vazio interior é sem dúvida muito difícil de explicar aos outros pois existe quase uma impossibilidade de encontrar palavras para o exprimir. A pessoa pode perceber que lhe falta algo, mas não percebe do que se trata.

Falamos de um sentimento comummente associado à depressão, mas pode estar presente em pessoas que aparentemente nunca sofreram de depressão. Este sentimento, causador de grande angústia, pode estar presente durante a vida inteira, existindo momentos em que se torna mais difícil de suportar. A negação do problema pode criar a ilusão de que se tem que preencher o vazio a todo o custo, ocupando a vida com uma quantidade excessiva de actividades. Contudo, o sentimento profundo de vazio, pode conduzir a pessoa a um estado de perda do interesse pelo mundo que a rodeia, perda de capacidade para amar, diminuição do sentimento de autoestima e pode também estar na origem de determinadas doenças ou de actos de auto-agressão.

O sentimento de vazio pode surgir ou ser reactivado na sequência de uma perda, quer seja por morte de alguém muito próximo ou por uma perda afectiva dolorosa. Quando este sentimento persiste, pode significar que existe uma impossibilidade de fazer o luto pela perda. Nestes casos torna-se muito difícil reorientar o investimento emocional, controlar sentimentos de raiva acumulados no interior ou modificar as respostas ao nível relacional.

Este não é um problema apenas dos adultos. É importante estar atento às crianças pois a impossibilidade de explicar o que sente transforma-se numa dor silenciosa causadora de grande sofrimento. Pode afectar a sua autoimagem, a sua capacidade de se relacionar com outros e com ela mesma, de se desenvolver de uma forma saudável. Por vezes, numa tentativa de aliviar a dor, à semelhança do que acontece com os adultos, a criança procura a todo o custo preencher o vazio. Este tipo de comportamento pode ser confundido com a hiperactividade. Por outro lado existem crianças que se isolam e deprimem, deixando transparecer uma tristeza profunda.

Como já referimos, o sentimento de vazio está muitas vezes associado a uma dor tão difícil de suportar que se pode transformar em algo impossível de pensar e elaborar. Por isso, torna-se necessário procurar a ajuda de um profissional que, através da relação, ajude a transformar este sentimento em algo pensável, passível de elaboração. Se nada for feito, o sentimento de vazio pode colocar questões mais profundas, como sentimentos de descontinuidade existencial.

 

Débora Macedo

Please reload

February 10, 2017

O Sentimento de Vazio

December 20, 2016

Anorexia

December 20, 2016

Trauma e EMDR

Please reload

© 2016 por desasSossego - Psicologia Clínica