Serviços Adicionais

Consulta de Apoio ao Cuidador

A consulta de apoio ao cuidador é dedicada a pessoas que tenham ao seu cuidado alguém com uma doença incapacitante e que depende assim de terceiros para realizar as tarefas do dia-a-dia.

Não raras vezes, o acto de cuidar diariamente de alguém provoca uma grave sobrecarga emocional e níveis de stress elevados, não só prejudicando a saúde do cuidador, mas tendo também efeitos negativos na saúde e no estado emocional do próprio doente.

Neste sentido, a consulta de apoio ao cuidador oferece os seguintes serviços:

  • partilha de informação sobre as características e a evolução expectável da doença em questão;

  • apoio na implementação de estratégias e adaptações no domicílio que ajudem a diminuir o impacto das alterações do doente na vida diária da família;

  • avaliação psicológica e subsequente acompanhamento por uma psicóloga clínica com o objectivo de diminuir os níveis de stress e de sobrecarga emocional apresentados pelo cuidador. A frequência e o esquema das consultas de acompanhamento serão definidos em função das necessidades e da disponibilidade do cuidador.

Consultas de Nutrição
Teresa Conceição

Comportamentos alimentares incorrectos estão muitas vezes associados a um mal-estar psicológico. Podem surgir como consequência de um desejo/necessidade de emagrecer ou de estados depressivos, perturbações alimentares graves (e.g., anorexia, bulimia) perturbações obsessivas, fóbicas, etc.. Em qualquer um dos casos, uma alimentação equilibrada, não só atenua complicações associadas às várias patologias como proporciona uma vida mais saudável, melhorando o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. O acompanhamento de um Nutricionista, poderá prevenir desequilíbrios nutricionais graves, com consequentes efeitos nocivos para a saúde, que podem ser irreversíveis. No caso da perda de peso, quando o emagrecimento é bem programado, com acompanhamento especializado, a perda de peso é saudável, diminui a gordura corporal, sem perdas de fluídos orgânicos, minerais e estruturas proteicas, tais como pele, matriz óssea, músculos etc..

Terapia da Fala

Cátia Silva

A Terapia da Fala é responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, abrangendo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como à comunicação não-verbal. Destina-se a indivíduos de todas as idades, desde o nascimento de uma criança até à população idosa.

O Terapeuta da Fala actua nas seguintes áreas:

  • Linguagem (Atraso no Desenvolvimento da Linguagem, Perturbação da Linguagem, Perturbação Específica da Linguagem bem como Perturbação Adquirida);

  • Fala (Perturbação Articulatória, bem como Gaguez);

  • Motricidade Orofacial (sucção, mastigação e deglutição, assim como na estética facial);

  • Comunicação Não-verbal;

  • Voz (Alteração Vocal);

  • Leitura e Escrita (Dificuldade de aquisição da leitura e da escrita).

Outros

Realizamos sessões de esclarecimento e palestras sobre temáticas actuais e relevantes, que vão ao encontro da realidade ou das necessidades dos nossos parceiros. Proporcionamos uma vasta oferta formativa, através da realização de workshops e programas de formação organizados pela desasSossego ou propostos pelos nossos clientes. Estamos ainda disponíveis para participar em congressos ou seminários, nos quais a Psicologia Clínica possa ter lugar.  

  • Facebook Social Icon

© 2016 por desasSossego - Psicologia Clínica