Serviços

Psicoterapia de Crianças

Fobias, insónias, pesadelos, medo de separação (dos pais), perturbações do desenvolvimento,  distúrbios alimentares, entre outros, podem ser sintomas persistentes que traduzem o sofrimento psíquico da criança. 

A psicoterapia de crianças tem por base um pedido dos pais e implica um trabalho entre a criança e o terapeuta através do jogo e do brincar, como forma de aceder às ansiedades e angústias da criança. A relação terapêutica ajuda a criança a elaborar os "problemas" e permite o alívio do seu sofrimento, facilitando o desenvolvimento saudável. 

 A terapia realiza-se com a criança e implica a realização de sessões periódicas com os pais.

Psicoterapia de Adolescentes

O adolescente atravessa um período de desenvolvimento e maturação social, física, intelectual e psicológica, marcado por alterações e transformações importantes. As vivências da adolescência suscitam conflitos internos e externos, dúvidas, hesitações e necessidade de integração. Por vezes este processo de transformação,  é vivido com sofrimento, pondo em causa o equilíbrio interno do jovem. 

Na psicoterapia de adolescentes trabalha-se com base numa relação de confiança, criando um clima positivo que possibilite ao jovem expressar e elaborar pensamentos e emoções. A terapia realiza-se com o adolescente, contudo, deverão ser realizadas sessões periódicas em conjunto com os pais.

Psicoterapia de Adultos

Há momentos difíceis da vida em que nos sentimos tristes, deprimidos e ansiosos ou sofremos de preocupações excessivas e pouco realistas, perturbações persistentes do sono, medos ou fobias, etc.. Por vezes sentimentos negativos ou sintomas persistentes tornam-se incapacitantes, influenciando de forma determinante as nossas relações amorosas, familiares e profissionais.

A psicoterapia de adultos permite tomar consciência das causas do mal-estar de forma a minimizar as suas consequências e a evitar o seu retorno. As mudanças operadas através da psicoterapia podem ajudá-lo a encontrar uma  forma de sentir e de agir mais livre e até criativa.

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica permite-nos aceder ao funcionamento psíquico da criança, adolescente ou adulto e identificar perturbações psíquicas específicas (emocionais, neurológicas, de desenvolvimento, etc.). Para esse fim, utilizam-se metodologias que, entre outras, englobam provas de desenvolvimento, provas de inteligência, escalas clínicas e testes projetivos.

A avaliação psicológica é realizada em 4/5 sessões, incluindo a elaboração de um relatório final.

Orientação Vocacional

A avaliação psicológica na orientação vocacional de jovens e jovens adultos pretende promover a consciência sobre si próprio ao nível da motivação, competências e interesses profissionais. A utilização de técnicas e instrumentos específicos permite ajudar os jovens e as suas famílias, no processo de tomada de decisão quanto ao futuro profissional.

A intervenção é realizada em 3/4 sessões e inclui a elaboração de um relatório de orientação vocacional.

Outros

Realizamos sessões de esclarecimento e palestras sobre temáticas actuais e relevantes, que vão ao encontro da realidade ou das necessidades dos nossos parceiros. Proporcionamos uma vasta oferta formativa, através da realização de workshops e programas de formação organizados pela desasSossego ou propostos pelos nossos clientes. Estamos ainda disponíveis para participar em congressos ou seminários, nos quais a Psicologia Clínica possa ter lugar.  

  • Facebook Social Icon

© 2016 por desasSossego - Psicologia Clínica