top of page
Psicologia Clínica

PSICOLOGIA CLÍNICA
Realizamos psicoterapia online, conheça as vantagens.

PSICOTERAPIA DE CRIANÇAS

Fobias, insónias, pesadelos, medo de separação (dos pais), perturbações do desenvolvimento, distúrbios alimentares, entre outros, podem ser sintomas persistentes que traduzem o sofrimento psíquico da criança. 

A psicoterapia de crianças tem por base um pedido dos pais e implica um trabalho entre a criança e o terapeuta através do jogo e do brincar, como forma de aceder às ansiedades e angústias da criança. A relação terapêutica ajuda a criança a elaborar os "problemas" e permite o alívio do seu sofrimento, facilitando o desenvolvimento saudável. 

A psicoterapia realiza-se com a criança e implica sessões periódicas com os pais.

PSICOTERAPIA DE ADOLESCENTES

O adolescente atravessa um período de desenvolvimento e maturação social, física, intelectual e psicológica, marcado por alterações e transformações importantes. As vivências da adolescência suscitam conflitos internos e externos, dúvidas, hesitações e necessidade de integração. Por vezes este processo de transformação,  é vivido com sofrimento, pondo em causa o equilíbrio interno do jovem. 

Na psicoterapia de adolescentes trabalha-se com base numa relação de confiança, criando um clima positivo que possibilite ao jovem expressar e elaborar pensamentos e emoções. A terapia realiza-se com o adolescente, contudo, deverão ser realizadas sessões periódicas em conjunto com os pais.

PSICOTERAPIA DE ADULTOS

Há momentos difíceis da vida em que nos sentimos tristes, deprimidos e ansiosos ou sofremos de preocupações excessivas e pouco realistas, perturbações persistentes do sono, medos ou fobias, etc.. Por vezes sentimentos negativos ou sintomas persistentes tornam-se incapacitantes, influenciando de forma determinante as nossas relações amorosas, familiares e profissionais.

A psicoterapia de adultos permite tomar consciência das causas do mal-estar de forma a minimizar as suas consequências e a evitar o seu retorno. As mudanças operadas através da psicoterapia podem ajudá-lo a encontrar uma  forma de sentir e de agir mais livre e até criativa.

PSICOTERAPIA DE IDOSOS

A psicoterapia com idosos tem objectivos concretos, como tomar consciência das causas do mal-estar e desenvolver competências adaptativas e de optimização quanto ao envelhecimento, aumentar a adesão a tratamentos, redução dos sintomas, desenvolver o processo de luto associado às perdas decorrentes das modificações nos papéis sociais e familiares, a educação e informação direccionadas para as problemáticas dos idosos, e desenvolver estratégias activas para enfrentar desfavorecimento social, profissional, familiar e financeiro e melhorar o bem-estar dos idosos.

PSICOTERAPIA ONLINE 

Os resultados do processo psicoterapêutico online estão cientificamente comprovados. O contexto online permite o estabelecimento de uma relação terapeutica de confiança, obedecento a alguns critérios e regras próprias, nomeadamente, que seja assegurado um espaço que garanta a confidencialidade do processo. Tem como vantagens uma maior flexibilidade de agenda, a possibilidade de poupar o tempo das deslocações e garantir o anonimato, dado que algumas pessoas preferem realizar o acompanhamento num ambiente privado. Permite ainda ultrapassar barreiras geográficas, a nível nacional e internacional, facilitando o acesso, por exemplo, às comunidades emigrantes que muitas vezes enfrentam dificuldades em encontrar um terapeuta de língua portuguesa.

Avaliação Psicológica

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica permite-nos aceder ao funcionamento psíquico da criança, adolescente, adulto ou idoso e identificar perturbações psíquicas específicas (emocionais, neurológicas, de desenvolvimento, etc.). Para esse fim, utilizam-se metodologias que, entre outras, englobam provas de desenvolvimento, provas de inteligência, escalas clínicas e testes projectivos.

A avaliação psicológica é realizada em 4/5 sessões, incluindo a elaboração de um relatório final.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FORENSE EM SEDE DE PROCESSO CÍVEL

A avaliação psicológica forense em sede de processo cível tem como objectivo aceder ao funcionamento psíquico da criança ou adolescente, no que diz respeito à sua personalidade, sintomatologia e dimensões emocional e cognitiva, concretamente em situação de regulação de responsabilidade parental, nível de desenvolvimento da criança, regime da residência, maus tratos, negligência, violência e abuso sexual.

Em detalhe efectuamos: Avaliação pericial em psicologia forense em sede de processo cível; Avaliação cognitiva, de sintomatologia e de personalidade; Avaliação e sinalização de maus tratos, negligência, violência e abuso sexual; Exercício da responsabilidade parental; Parecer sobre nível de desenvolvimento das crianças e diferentes regimes da residência; Elaboração de relatórios periciais forenses.

A avaliação psicológica é realizada em 5 sessões, podendo incluir a elaboração de um parecer e/ou relatório pericial forense.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FORENSE EM SEDE DE PROCESSO PENAL

A avaliação psicológica forense em sede de processo penal tem como objectivo avaliar psicologicamente crianças, adolescentes e adultos em diversos contextos, nomeadamente, enquanto testemunhas e agentes de fatos qualificados como crime.

Em detalhe, efectuamos avaliação pericial em psicologia forense em sede de processo penal e relatórios periciais forenses nos seguintes contextos: violência conjugal e em relações de afecto, maus tratos, negligência e abusos físico e sexual; situações de simulação e perturbações factícias, psicopatia e serial killers, e stalking; delinquência, pré-delinquência e criminalidade juvenil;

violência física, sexual, financeira e negligência com idosos, nomeadamente em situação demencial e pré-demencial.

A avaliação psicológica é realizada em 5 sessões, podendo incluir a elaboração de um parecer e/ou relatório pericial forense.

Orientação Vocacional

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

A avaliação psicológica na orientação vocacional de jovens e jovens adultos pretende promover a consciência sobre si próprio ao nível da motivação, interesses profissionais, aptidões, valores e auto-conceito. A utilização de técnicas e instrumentos de avaliação específicos permite ajudar os jovens e as suas famílias, no processo de tomada de decisão quanto ao futuro profissional.

A intervenção é realizada em 3/4 sessões e inclui a elaboração de um relatório de orientação vocacional.

bottom of page